
COSEL - Colecta Selectiva de Lixo
COSEL-Colecta Selectiva de Lixo, é uma startup de gestão de resíduos com sede na Rua da Sociedade dos Estudos, n° 5, Rés do Chão, Bairro Central B, cidade de Maputo. Seu modelo de negócios diferenciador é centrado na prestação de serviços de recolha de lixo reciclável e comum acessível para os clientes com um acompanhamento personalizado na monitoria, juntamente com uma gama abrangente de actividades relacionadas à gestão de resíduos sólidos como prestação de serviços de: Consultoria ambiental, treinamento em Gestão de Resíduos, Sensibilização ambiental costeira, limpeza nos eventos, ateliês de reciclagem, treinamento em reaproveitamento de resíduos, montagem de baldes fixos e móveis para a deposição de resíduos, montagem de Ecopontos (infraestruturas para a deposição de resíduos de forma selectiva), fornecimento de equipamentos e destruição de arquivos confidenciais.
A COSEL enquadra suas actividades nos Objectivos Desenvolvimento Sustentável:
1. ODS13. Combater as alterações climáticas: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos através de implementação de projecto que envolvam a comunidade afecta a alteração climática através de soluções locais;
2. ODS14. Oceanos, mares e Recursos marinhos: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável através do desenvolvimento de projectos, programas voltados a gestão dos resíduos marinhos.
A COSEL destaca-se por várias características inovadoras nas suas actividades:
1. Abordagem Inovadora e Sustentável: COSEL introduz triciclos sem motor com a capacidade 3 mᵌ de volume para recolha de resíduos recicláveis e comuns, minimizando a poluição do ar. Essa solução eco-friendly reduz as emissões de gases dos veículos a motor, promovendo a sustentabilidade ambiental. Satisfazemos as necessidades dos clientes (escritórios, gráficas, residências particulares, condomínios, pequenos restaurantes, pequenas mercearias, bares, oficinas e fábricas) que produzem poucas quantidades de resíduos através de contratos de prestação de serviços acessíveis estando em linha com as normas municipais de pequenas e médias empresas terem que contratar serviços de recolha de resíduos;
2. Sistema de Triagem Eficiente: Utilizam Ecopontos-contentores de 20 a 40 pés (infraestruturas de recepção de resíduos de forma separada: papel, plásticos, metais, vidro etc, para a classificação, registo, acondicionamento, reaproveitamento e encaminhamento à reciclagem) separar os resíduos de forma adequada, incorporando tecnologia de triagem eficiente para processar grandes volumes de materiais recicláveis. Isso aumenta a taxa de reciclagem e reduz o desperdício. Utilizar Ecopontos-contentores de 20 a 40 para a compra e venda de resíduos recicláveis nas comunidades: papel, plásticos, metais, vidro, material electrónico e informático trazidos pelos catadores de lixo gerando mais postos de trabalho para os catadores e renda para as comunidades. Esta abordagem cria inclusão no género porque permite que muitas mulheres idosas, viúvas e mães solteiras possam ter condições para gerar renda para as suas famílias através de venda de resíduos recicláveis.
3. Monitoramento e Transparência: Oferecemos monitoramento detalhado, incluindo (1) pesagem separada de resíduos no acto da recolha, (2) registo, (3) recolha selectiva, (4) transporte adequado, (5) triagem dos resíduos nos Ecopontos, (6) partilha de relatórios mensais para os clientes e certificação de destino final (reaproveitamento e reciclagem). Essa transparência proporciona aos clientes uma compreensão clara do impacto ambiental de suas práticas de gestão de resíduos bem como o contributo no desenvolvimento da Economia Circular.
4. Reaproveitamento de Resíduos: Uma parte dos resíduos recolhidos nos nossos clientes (papel, papelão, plástico, latas de alumínio, vidro etc,) são reaproveitados em prestação de serviços de treinamento em reaproveitamento de resíduos e exposições para a produção de objectos de uso Isso contribui para a economia circular porque reduz a dependência de recursos não renováveis; o reaproveitamento incentiva nos na busca por soluções inovadoras na gestão de resíduos, no design de produtos e na criação de tecnologias mais eficientes; Isso contribui para o avanço tecnológico e a sustentabilidade. Ao reaproveitar resíduos, evitamos o descarte inadequado em aterros sanitários ou locais inapropriados, contribuindo para a redução da poluição do solo, da água e do ar. Ver fotos de reaproveitamento de resíduos:
Em resumo, a COSEL inova no sector de gestão de resíduos ao combinar tecnologia eficiente, práticas sustentáveis e compromisso comunitário. Sua abordagem holística e transparente não apenas atende às necessidades dos clientes, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental e para uma comunidade mais consciente e responsável.
Economia Circular
Categoria:
Localização:
O que Fazemos:
Maputo

Contactos:


